A obra da Circular Externa de Coimbra desenvolveu-se em duas fases sendo que a primeira consistiu no troço de cerca de 5.000m que apresenta um perfil transversal tipo de 2x2 vias, com 3,5m de largura cada via, com separador central, passeios laterais e a implantação de Rotundas, ligando a EN 17, a antiga estrada da Beira, e o IC2, na margem direita do Rio. Já a Norte da Cidade, tendo início nas proximidades da Ribeira de Coselhas, na parte baixa da Cidade, e terminando no Alto do Tovim, desenvolveu-se o 2º troço da Circular Externa, tendo, por sua vez, uma extensão total de cerca 3200 m.
O perfil transversal tipo é de 2x2 vias com bermas esquerda e direita, incluindo a implantação de uma rotunda. O separador central é sobre elevado, estando nele implantada a rede de iluminação pública.
Para ligação a caminhos e estradas municipais intercetadas pela obra foram construídos dois nós de ligação desnivelados. O Nó de Coselhas/Lordemão incluiu a construção de uma Passagem Superior e no Nó de Bemposta/S.Romão integrou-se uma Passagem Superior e outra Inferior.