Com capacidade para 1.500 alunos, a escola serve todo o município.
O projeto da escola, situada numa cordilheira norte-sul, com uma inclinação de 26 metros, entre as montanhas, está organizado em torno de quatro blocos pré-existentes.
Foi adicionada uma nova estrutura, em forma de "L", aos quatro blocos existentes, criando um conjunto de pátios e de contorno topográfico, contendo a entrada principal da escola e os espaços comuns.
A Escola Básica está localizada no nível superior, organizada em "U" em torno de um grande pátio que se abre para o vale. A entrada principal está no piso intermediário. A partir deste piso (P1), é possível descer para a Escola Secundária (P0), ou subir um andar para o Ensino Básico (P2), otimizando a relação entre os vários níveis da escola e tornando-a mais inclusiva. Este sistema é complementado por um caminho feito por pontes metálicas no mesmo nível de entrada, ligando os blocos existentes aos novos. Esta estrutura "suspensa" sobre o piso térreo amplia o nível de entrada e liga os diferentes blocos, criando um complexo sistema de relações entre os pisos escolares e os diferentes pátios.
O pavilhão foi remodelado e um conjunto de novos ginásios foram adicionados, agrupados em altura, formando uma pequena torre que liga o piso térreo da Escola Secundária à plataforma desportiva.
Este projeto recebeu o Prémio FAD 2013, prémio esse atribuído entre 27 finalistas (dos quais 6 portugueses) de um total de 401 candidatos ibéricos.