A MRG-Construction, S.A. foi considerada a 2ª maior empresa no setor onde atua, surgindo em 41º no ranking do Diário de Coimbra das 1000 maiores Empresas do Distrito de Coimbra,
A história da MRG inicia-se em 1978 com a fundação da empresa Manuel Rodrigues Gouveia. O começo da sua atividade dá-se em Seia, distrito da Guarda, dedicando-se primordialmente à promoção imobiliária e prestação de serviços de construção a autarquias, departamentos estatais e particulares.
Em 1989 passa a apostar mais na Construção Civil e Obras Públicas, tendo como principais clientes os Ministérios da Educação, Saúde e Justiça. Paralelamente, houve um reforço da atividade de promoção imobiliária, por sua vez, fomentada através de acordos com o Instituto Nacional de Habitação.
A Manuel Rodrigues Gouveia passa a sociedade anónima em 1998 e em 2000 cria uma nova área de negócios englobando a construção de vias de comunicação, infraestruturas e ambiente, passando a operar em todo o território nacional.
Fruto do seu crescimento, em 2005 a MRG cria a sua sede operacional em Coimbra e em 2006 instaura uma política de desenvolvimento sustentado que passa pela diversificação e internacionalização das suas atividades.
Atualmente, a MRG é uma empresa sólida, com mais de três décadas de experiência, em que a internacionalização e diversificação são encaradas como ferramentas estratégicas para o seu desenvolvimento sustentável, demonstrando a grande capacidade de adaptação à mudança também refletida na história e evolução do Grupo.
A partir da sua vocação inicial, Engenharia e Construção, a MRG construiu um currículo repleto de obras e uma história de sucesso baseada nas suas competências técnicas que lhe permite proporcionar aos seus clientes soluções globais, inovadoras e de qualidade, criando valor acrescentado nos projetos que concebe, conquistando parceiros de topo e detendo uma capacidade económico-financeira bastante sólida.
Como parte integrante da sua estratégia de internacionalização, a MRG opera atualmente em 6 países, contando com um total de 73 colaboradores, dos quais um número significativo se encontra no mercado internacional.
No ano de 2014 o seu volume de negócios foi de aproximadamente 30 Milhões de Euros, tendo atualmente uma variedade de projetos em curso, em todos os países onde opera, ou seja, Portugal, França, Guiné-Conacri, Cabo Verde, Argélia e Moçambique, no âmbito da educação, do desenvolvimento das cidades, da promoção imobiliária, do turismo, do desporto, do ambiente e da saúde. Relativamente ao volume de negócios previsto para o ano de 2015 e 2016 os valores situam-se à volta dos 45Milhões de Euros.
A MRG orienta-se por uma estratégia de diferenciação, tendo como mais-valia um conjunto multifacetado de competências, o que permite acompanhar os seus clientes numa ótica integrada, desde a conceção à construção, à gestão dos equipamentos após a construção e até ao seu próprio financiamento. É esta ótica integrada que permite ir ao encontro das necessidades dos seus clientes e superar as suas expetativas.